sexta-feira, 22 de maio de 2009

CORRENDO PARA VIVER MELHOR

Você já percebeu que a corrida é um santo remédio para muitos problemas de saúde. Mas, se ainda é um iniciante e está pensando em sair para correr agora mesmo, lembre-se que antes de calçar o tênis é muito importante dar uma passadinha no consultório médico.
"Em princípio, todo mundo está apto a praticar atividade física e correr. Mas é fundamental saber que os exames preliminares devem ser realizados para avaliar as condições físicas de cada um. Quem tem problemas articulares, como artrite e problemas no joelho e na coluna, dependendo do nível da doença, também pode correr, mas só quem pode dizer em que condições é o seu médico", aconselha Salício.
Para Ghorayeb, quem decide como e quanto você vai correr é o seu corpo. A avaliação médica e os exames necessários dependem da idade do atleta. Confira as dicas do médico para não perder tempo com os exames médicos:
- Para quem tem menos de 30 anos, e pretende praticar uma intensidade moderada (100 metros/minuto ou 6 quilômetros/hora), basta fazer uma avaliação clínica e um eletrocardiograma.
- Quem tem de 30 a 60 anos e quer correr por lazer precisa fazer também um hemograma, uma avaliação das funções renal e hepática e um exame ergométrico ou ergoespirométrico (que mede o consumo de oxigênio durante o esforço físico). Se a sua intenção é competir, é bom fazer um ecocardiograma.
- Se você já chegou à casa dos 60 anos deve fazer a bateria completa dos exames. Isso ajuda a identificar problemas que exijam uma adaptação nos treinos.
Trecho retirado do texto - CORRIDA: UM SANTO REMÉDIO
Revista Contra Relógio - EDIÇÃO 180 - SETEMBRO 2008 - POR GAPCONTEÚDO

Enviada por Adeilson Batista - Integrante da A.L.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário